| Cooperativa de Trabalhadores em Educação 3º Milênio
Em Limoeiro, no Agreste Setentrional de Pernambuco, no dia 13 de abril de 1998, surgiu a Cooperativa de Trabalhadores em Educação 3º Milênio. Inicialmente focado em preparação para vestibulares, o Curso 3º Milênio contava com cerca de 100 alunos e se localizava na Avenida Severino Pinheiro, centro da cidade. Graças aos bons resultados conquistados já no primeiro ano de atividade, o projeto se expandiu: durante o ano de 1999, teve início a construção do Colégio 3º Milênio, inaugurado em fevereiro de 2000, na Rua Vigário Joaquim Pinto, também no centro.
Ao longo de mais de 20 anos de atividade, o 3º Milênio atualmente é referência nacional no modelo cooperativista educacional. De acordo com o médico psiquiatra, pesquisador e escritor Dr. Augusto Cury, o Colégio “está na vanguarda no que há de melhor neste país” e “forma não repetidores de informação, mas pensadores”.
Dentre os inúmeros projetos pioneiros da Cooperativa 3º Milênio, pode-se mencionar o Festival da Música. Promovido desde 2001, o evento artístico-pedagógico atrai mais de 3.500 pessoas, gera renda para cerca de 250 profissionais, engaja toda a comunidade escolar e, em sua última edição, arrecadou aproximadamente 3 toneladas de alimentos não-perecíveis, destinados a uma instituição de caridade limoeirense. O Festival é realizado em parceria com o Sistema OCB/PE.
– Democracia
– Ética
– Atualização Permanente
– Comprometimento
– Responsividade
– Autonomia
Presidente
Luís Augusto Moura de Amorim
Vice-presidente
Gerson Vera Cruz de Souza Júnior
Diretor Secretário
Plínio Giorgio Arruda da Silva
Conselheiras
Elenice Maria de Andrade
Tammyris Glaydsan de Lia Silva
Titulares
Margarete Reis de Moura - Coordenadora
Roberto Lima - Secretário
Fragoso - Conselheiro
Suplentes
Mariana Rodrigues
Maria Áurea
Gabriela Andrade
O cooperativismo deu os primeiros passos no ano de 1844, durante a primeira etapa da Revolução Industrial, na cidade de Rochdale-Manchester, interior da Inglaterra. Coube a um grupo de 28 trabalhadores (27 homens e uma mulher) o pioneirismo no movimento. Eles se uniram para comprar alimentos em grande quantidade, de modo a conseguir preços mais acessíveis e a formar seu próprio armazém. Toda a quantidade arrecadada seria dividida igualmente entre todos os sócios. Dessa forma, foi criada a “Sociedade dos Probos de Rochdale”, pautada nos valores e princípios morais da solidariedade, honestidade, transparência e igualdade.
Já no Brasil, o movimento teve início com a Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto, em Minas Gerais, região sudeste do País. Fundada em 1889, a sociedade tinha foco no consumo de produtos agrícolas. Posteriormente, outras cooperativas surgiram em Minas Gerais e nos Estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. A cooperativa mais antiga em atividade no Brasil é a Sicredi Pioneira, instituição financeira fundada em 1902, pelo padre suíço Theodor Amstad, e sediada na cidade de Nova Petrópolis (RS).