Fase final da Educação Básica, o Ensino Médio conclui a escolarização de caráter geral. Nesta fase, buscamos garantir aos estudantes plenas condições para a sua inserção no mundo acadêmico e no mercado de trabalho, além do exercício da cidadania e da busca pela sua realização pessoal.

Fruto do acompanhamento constante da equipe de educadores do 3º Milênio na trajetória escolar dos jovens e do trabalho por excelência desempenhado por uma das mais conceituadas instituições pernambucanas de ensino, o nosso projeto pedagógico proporciona aos concluintes do Ensino Médio a possibilidade de seguir o caminho com o qual mais se identificam.

Maximizando habilidades e dando suporte aos aprimoramentos necessários, oferecemos diversas atividades que vão além do currículo escolar tradicional, tais como experimentos científicos, atividades esportivas, rotina de simulados (Enem, SSA, etc) e aprofundamento em disciplinas específicas.

A qualidade do ensino oferecido pelo 3º Milênio é comprovada pelas inúmeras aprovações nos vestibulares mais concorridos do Brasil e pela conquista do 1º Lugar no Enem, por vários anos consecutivos, entre todas as escolas de Pernambuco localizadas fora do Recife.

Projetos que envolvem o Ensino Médio

Essencial para expressar habilidades e talentos que são naturais em muitas pessoas e para perpetuar manifestações culturais, a Música é uma grande aliada em todas as etapas de desenvolvimento, incluindo o processo de aprendizagem nas disciplinas do currículo escolar.

No Colégio 3º Milênio, as turmas de Música compõem o quadro de atividades extracurriculares. As aulas acontecem durante a semana, no turno da tarde, e atendem a diversas faixas etárias. Dentre as modalidades disponíveis estão Violão, Teclado, Canto Popular e Teoria Musical. As atividades estimulam os alunos ao raciocínio, à imaginação, ao ritmo, à sensibilidade, à socialização, à concentração e à criatividade. Além disso, aprimoram as características psicomotoras – quando o trabalho é feito com instrumentos –, cognitivas e linguísticas e desenvolvem os aspectos individuais, sociais e afetivos de crianças e jovens.

A Música ativa uma parte do nosso cérebro a qual não é desenvolvida quando estamos aprendendo disciplinas tradicionais, de modo que os estudantes melhorem o desempenho na sala de aula, tenham mais disposição para aprender e sejam mais extrovertidos. É cientificamente comprovado: alunos que têm a Música na sua rotina escolar apresentam maior facilidade no processo de alfabetização, na produção de textos e em raciocínios matemáticos. Em relação à saúde física, a prática da dança, associada aos ritmos musicais, possibilita a perda de calorias.

O sonho de estudar em uma universidade dos Estados Unidos da América já é possível para os alunos do 3º Milênio, a partir do 8º Ano do Ensino Fundamental (Anos Finais). Através do programa High School, promovido em parceria com a Bridge School, a e-Fusion Soluções Educacionais e a Calvert Education, é possível obter um diploma de Ensino Médio norte-americano sem sair do Brasil.

Por meio da modalidade à distância, o jovem vivencia as duas formações simultaneamente e aprende disciplinas que não constam na grade curricular do ensino brasileiro, a exemplo de História Americana. Além disso, para se especializar, o estudante pode optar por três ou quatro cursos específicos, como Cinema e Desenvolvimento de Games.

Realizado no formato blended, o High School permite que o aluno vivencie a parte teórica dos conteúdos em casa, através da plataforma EAD, e presencialmente, uma vez por semana, com atividades e auxílio de um professor em sala de aula. O projeto acontece fora dos turnos regulares do Colégio, totalmente em Inglês e com duração de três anos.

O diploma obtido através do programa High School é reconhecido pelo governo dos Estados Unidos e possibilita que o jovem opte por uma das 15 universidades estadunidenses disponíveis, sem a necessidade de cursar o Ensino Médio fora do Brasil ou participar de provas exigidas a alunos estrangeiros.

Por acreditar no Esporte como instrumento de transformação social e de desenvolvimento de hábitos saudáveis, o Colégio 3º Milênio incentiva e promove a prática do desporto entre os alunos.

Do ponto de vista científico, os exercícios amadurecem o sistema nervoso, através da integração entre a coordenação motora e o aspecto mental, e melhoram a memorização e o rendimento dos estudantes nas tarefas escolares. No âmbito social, as atividades encorajam os jovens a serem ativos na comunidade onde estão inseridos e os estimulam ao trabalho em equipe, ao respeito mútuo, à cooperação, à disciplina e à resiliência. De modo geral, esta vivência enriquece a formação pessoal e profissional dos estudantes.

Além de todos os benefícios gerados por estas práticas, incentivamos nossos alunos a participarem de diversas competições, tais como as Fases Municipal, Regional e Estadual dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs). Os atletas também disputam os nossos Jogos Internos, o Festival Esportivo Terceiro Milênio (FESTEM). Promovido desde 2000, o evento integra toda a comunidade escolar e sempre acontece no primeiro semestre dos anos letivos. Dentre as modalidades oferecidas pelo Colégio estão futsal, futebol de campo, voleibol, handebol, natação, xadrez e queimado.

Em nosso componente curricular, todos os níveis de ensino são contemplados por aulas de Educação Física. Existem didáticas específicas para determinadas classes, a exemplo dos projetos desempenhados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental (Anos Finais) e no 3º Ano do Ensino Médio. No Milênio Kids, o foco é desenvolver as funções motoras juntamente com o processo cognitivo e as funções psíquicas. Por sua vez, os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental aprendem a história, as regras e os fundamentos dos esportes. Já os terceiranistas praticam técnicas de modalidades como taekwondo e boxe.