Destinado a estudantes dos 6* aos 11 anos, o Ensino Fundamental (Anos Iniciais) é o nível de ensino no qual são construídas as bases para a formação e consciência da cidadania. Tem como objetivo o desenvolvimento das habilidades de leitura e da escrita e do raciocínio lógico-matemático, aplicado na resolução de problemas escolares e cotidianos.

Possibilitamos aos estudantes a compreensão do ambiente natural e social, das artes e dos valores nos quais se fundamenta a sociedade. Também estimulados os jovens ao pensamento criativo e à percepção das noções de tempo e espaço e das transformações. Dessa forma, os alunos podem se reconhecer como sujeitos de direitos e deveres, ampliando a visão de mundo.

Ao longo do 1º ao 5º Ano, eles transitam da linguagem da fantasia e da imaginação para um crescente conhecimento da realidade que os cerca. Assim, a partir deste período, desenvolvem sua identidade, participam ativamente do que acontece ao seu redor, demonstram uma curiosidade espontânea pelo mundo e um natural encantamento por aprender.

* Completos até o dia 31 de março do ano vigente.

Projetos que envolvem o Ensino Fundamental (Anos Iniciais)

No 3º Milênio, a Educação Socioemocional é trabalhada no ambiente escolar através da metodologia da Escola da Inteligência, fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, criada pelo médico psiquiatra, pesquisador e escritor Dr. Augusto Cury.

A metodologia propicia às crianças e adolescentes, através da educação das emoções e da inteligência, a redução da indisciplina, melhoria nos índices de aprendizagem, desenvolvimento das relações interpessoais e aumento da participação das famílias na formação dos estudantes. 

Visando formar jovens mentalmente saudáveis, a aplicação da Educação Socioemocional no Colégio proporciona melhoria na convivência dos alunos com os colegas, professores, familiares e com a sociedade em geral. A didática também oportuniza aos jovens o combate e a prevenção ao bullying e a gestão da ansiedade e das emoções, além de estimulá-los à criatividade e ao pensamento crítico.

A disciplina é oferecida a partir do Maternal II até o 6º Ano do Ensino Fundamental ( Anos Finais), com carga horária de 1 hora-aula semanal, e conta com materiais adequados às diferentes faixas etárias.

Essencial para expressar habilidades e talentos que são naturais em muitas pessoas e para perpetuar manifestações culturais, a Música é uma grande aliada em todas as etapas de desenvolvimento, incluindo o processo de aprendizagem nas disciplinas do currículo escolar.

No Colégio 3º Milênio, as turmas de Música compõem o quadro de atividades extracurriculares. As aulas acontecem durante a semana, no turno da tarde, e atendem a diversas faixas etárias. Dentre as modalidades disponíveis estão Violão, Teclado, Canto Popular e Teoria Musical. As atividades estimulam os alunos ao raciocínio, à imaginação, ao ritmo, à sensibilidade, à socialização, à concentração e à criatividade. Além disso, aprimoram as características psicomotoras – quando o trabalho é feito com instrumentos –, cognitivas e linguísticas e desenvolvem os aspectos individuais, sociais e afetivos de crianças e jovens.

A Música ativa uma parte do nosso cérebro a qual não é desenvolvida quando estamos aprendendo disciplinas tradicionais, de modo que os estudantes melhorem o desempenho na sala de aula, tenham mais disposição para aprender e sejam mais extrovertidos. É cientificamente comprovado: alunos que têm a Música na sua rotina escolar apresentam maior facilidade no processo de alfabetização, na produção de textos e em raciocínios matemáticos. Em relação à saúde física, a prática da dança, associada aos ritmos musicais, possibilita a perda de calorias.

Através do incentivo à alimentação saudável e de constante acompanhamento nutricional, o 3º Milênio demonstra preocupação com os hábitos alimentares e a qualidade de vida dos seus alunos.

Visando estimular, de maneira dinâmica e criativa, a formação de hábitos alimentares saudáveis no início da caminhada escolar, o Colégio promove aulas de Educação Nutricional para as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Anos Iniciais). Ao longo de todo o projeto, é extremamente relevante o envolvimento dos pais, assegurando o bem-estar das crianças e fortalecendo cada vez mais o vínculo entre a comunidade escolar e as famílias.

Dentre as atividades desenvolvidas podemos citar como exemplo o Projeto Hortinha, que estimula as crianças ao consumo de alimentos saudáveis e as coloca em contato direto com a natureza, conscientizando sobre a necessidade de preservar o meio ambiente.

Projeto pioneiro em toda a região, o Programa Bilíngue do Colégio 3º Milênio é realizado em parceria com a Bridge School, escola que tem o selo Cambridge Educational Partner. Nossos profissionais abordam o CLIL (Content Language Integrated Learning), que proporciona a interação do Inglês com outras disciplinas desde a primeira aula.

A comunicação nas aulas é conduzida na língua inglesa, de maneira que os alunos se habituem ao som, ao ritmo e à entonação do novo idioma. Com carga horária estendida, e através de uma metodologia moderna e divertida, o Inglês pode ser utilizado como ferramenta para acesso a conteúdo de outras matérias, dentre elas História, Geografia, Matemática e Ciências.

Dentre os diferenciais das turmas bilíngues do 3º Milênio está a interação por meio de lousas digitais, tornando a vivência dos conteúdos mais atrativa para os jovens estudantes. Além disso, os professores têm acesso a materiais interativos com recursos de áudio e imagem, que proporcionam aulas mais dinâmicas.

Por acreditar no Esporte como instrumento de transformação social e de desenvolvimento de hábitos saudáveis, o Colégio 3º Milênio incentiva e promove a prática do desporto entre os alunos.

Do ponto de vista científico, os exercícios amadurecem o sistema nervoso, através da integração entre a coordenação motora e o aspecto mental, e melhoram a memorização e o rendimento dos estudantes nas tarefas escolares. No âmbito social, as atividades encorajam os jovens a serem ativos na comunidade onde estão inseridos e os estimulam ao trabalho em equipe, ao respeito mútuo, à cooperação, à disciplina e à resiliência. De modo geral, esta vivência enriquece a formação pessoal e profissional dos estudantes.

Além de todos os benefícios gerados por estas práticas, incentivamos nossos alunos a participarem de diversas competições, tais como as Fases Municipal, Regional e Estadual dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs). Os atletas também disputam os nossos Jogos Internos, o Festival Esportivo Terceiro Milênio (FESTEM). Promovido desde 2000, o evento integra toda a comunidade escolar e sempre acontece no primeiro semestre dos anos letivos. Dentre as modalidades oferecidas pelo Colégio estão futsal, futebol de campo, voleibol, handebol, natação, xadrez e queimado.

Em nosso componente curricular, todos os níveis de ensino são contemplados por aulas de Educação Física. Existem didáticas específicas para determinadas classes, a exemplo dos projetos desempenhados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental (Anos Finais) e no 3º Ano do Ensino Médio. No Milênio Kids, o foco é desenvolver as funções motoras juntamente com o processo cognitivo e as funções psíquicas. Por sua vez, os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental aprendem a história, as regras e os fundamentos dos esportes. Já os terceiranistas praticam técnicas de modalidades como taekwondo e boxe.

Durante o Ensino Fundamental (Anos Iniciais), os jovens são contemplados pelo projeto de Educação Financeira, cujos conteúdos visam desenvolver atitudes conscientes e saudáveis financeiramente. As aulas são ministradas de forma divertida, reflexiva e dinâmica, permitindo que os alunos sejam cidadãos e consumidores responsáveis.

Por meio de conteúdos teóricos e práticos, as crianças vivenciam situações onde aprendem a poupar, a consumir de forma inteligente e a tomar decisões as quais não comprometam a sua renda. De acordo com pesquisas realizadas por especialistas do Banco Mundial, as crianças com sólida educação financeira têm mais facilidade para planejar suas economias e pensar o futuro.

Com o constante avanço das tecnologias e o aumento do interesse dos alunos pela área, a abordagem da Robótica torna-se cada vez mais necessária no cotidiano escolar. Pensando nisso, o Colégio 3º Milênio incorporou à sua proposta pedagógica, de forma pioneira na região, as aulas de Robótica para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) ao 8º Ano do Ensino Fundamental (Anos Finais).

Compatível com o padrão exigido na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), nossa estrutura conta com os robôs mais modernos do campo da Robótica Educacional e oferece aos nossos estudantes a melhor experiência na área de tecnologia.

A vivência das aulas de Robótica estimula os estudantes à criatividade, ao raciocínio lógico e ao trabalho em equipe. Além desses benefícios, o projeto é um grande aliado das turmas bilíngues, visto que a maior parte dos comandos para funcionamento dos robôs é executada em Inglês.