Durante o Ensino Fundamental (Anos Finais), os nossos estudantes têm acesso ao conhecimento de elementos essenciais para a vida em sociedade e aos benefícios de uma formação sustentada pelo respeito à igualdade de direitos.

É neste processo de formação que os alunos são convidados a compreenderem o ambiente natural e social, conhecendo, por exemplo, os diversos sistemas políticos, econômicos, tecnológicos, artísticos e culturais.

Tendo em vista a aquisição e o acúmulo de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores, os jovens potencializam a sua capacidade de aprender e de nutrir empatia uns pelos outros. Com o intuito de torná-los cidadãos críticos, inovadores e responsáveis, buscamos, nesta fase da formação educacional dos estudantes, a inserção de pessoas capazes e emocionalmente saudáveis no convívio social.

Projetos que envolvem o Ensino Fundamental (Anos Finais)

No 3º Milênio, a Educação Socioemocional é trabalhada no ambiente escolar através da metodologia da Escola da Inteligência, fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, criada pelo médico psiquiatra, pesquisador e escritor Dr. Augusto Cury.

A metodologia propicia às crianças e adolescentes, através da educação das emoções e da inteligência, a redução da indisciplina, melhoria nos índices de aprendizagem, desenvolvimento das relações interpessoais e aumento da participação das famílias na formação dos estudantes.

Visando formar jovens mentalmente saudáveis, a aplicação da Educação Socioemocional no Colégio proporciona melhoria na convivência dos alunos com os colegas, professores, familiares e com a sociedade em geral. A didática também oportuniza aos jovens o combate e a prevenção ao bullying e a gestão da ansiedade e das emoções, além de estimulá-los à criatividade e ao pensamento crítico.

A disciplina é oferecida a partir do Maternal II até o 6º Ano do Ensino Fundamental ( Anos Finais), com carga horária de 1 hora-aula semanal, e conta com materiais adequados às diferentes faixas etárias.

Essencial para expressar habilidades e talentos que são naturais em muitas pessoas e para perpetuar manifestações culturais, a Música é uma grande aliada em todas as etapas de desenvolvimento, incluindo o processo de aprendizagem nas disciplinas do currículo escolar.

No Colégio 3º Milênio, as turmas de Música compõem o quadro de atividades extracurriculares. As aulas acontecem durante a semana, no turno da tarde, e atendem a diversas faixas etárias. Dentre as modalidades disponíveis estão Violão, Teclado, Canto Popular e Teoria Musical. As atividades estimulam os alunos ao raciocínio, à imaginação, ao ritmo, à sensibilidade, à socialização, à concentração e à criatividade. Além disso, aprimoram as características psicomotoras – quando o trabalho é feito com instrumentos –,cognitivas e linguísticas e desenvolvem os aspectos individuais, sociais e afetivos de crianças e jovens.

A Música ativa uma parte do nosso cérebro a qual não é desenvolvida quando estamos aprendendo disciplinas tradicionais, de modo que os estudantes melhorem o desempenho na sala de aula, tenham mais disposição para aprender e sejam mais extrovertidos. É cientificamente comprovado: alunos que têm a Música na sua rotina escolar apresentam maior facilidade no processo de alfabetização, na produção de textos e em raciocínios matemáticos. Em relação à saúde física, a prática da dança, associada aos ritmos musicais, possibilita a perda de calorias.

O sonho de estudar em uma universidade dos Estados Unidos da América já é possível para os alunos do 3º Milênio, a partir do 8º Ano do Ensino Fundamental (Anos Finais). Através do programa High School, promovido em parceria com a Bridge School, a e-Fusion Soluções Educacionais e a Calvert Education, é possível obter um diploma de Ensino Médio norte-americano sem sair do Brasil.

Por meio da modalidade à distância, o jovem vivencia as duas formações simultaneamente e aprende disciplinas que não constam na grade curricular do ensino brasileiro, a exemplo de História Americana. Além disso, para se especializar, o estudante pode optar por três ou quatro cursos específicos, como Cinema e Desenvolvimento de Games.

Realizado no formato blended, o High School permite que o aluno vivencie a parte teórica dos conteúdos em casa, através da plataforma EAD,e presencialmente, uma vez por semana, com atividades e auxílio de um professor em sala de aula. O projeto acontece fora dos turnos regulares do Colégio, totalmente em Inglês e com duração de três anos.

O diploma obtido através do programa High School é reconhecido pelo governo dos Estados Unidos e possibilita que o jovem opte por uma das 15 universidades estadunidenses disponíveis, sem a necessidade de cursar o Ensino Médio fora do Brasil ou participar de provas exigidas a alunos estrangeiros.

Com o constante avanço das tecnologias e o aumento do interesse dos alunos pela área, a abordagem da Robótica torna-se cada vez mais necessária no cotidiano escolar. Pensando nisso, o Colégio 3º Milênio incorporou à sua proposta pedagógica, de forma pioneira na região, as aulas de Robótica para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental ( Anos Iniciais) ao 8º Ano do Ensino Fundamental (Anos Finais).

Compatível com o padrão exigido na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), nossa estrutura conta com os robôs mais modernos do campo da Robótica Educacional e oferece aos nossos estudantes a melhor experiência na área de tecnologia. 

A vivência das aulas de Robótica estimula os estudantes à criatividade, ao raciocínio lógico e ao trabalho em equipe. Além desses benefícios, o projeto é um grande aliado das turmas.

Por acreditar no Esporte como instrumento de transformação social e de desenvolvimento de hábitos saudáveis, o Colégio 3º Milênio incentiva e promove a prática do desporto entre os alunos.

Do ponto de vista científico, os exercícios amadurecem o sistema nervoso, através da integração entre a coordenação motora e o aspecto mental, e melhoram a memorização e o rendimento dos estudantes nas tarefas escolares. No âmbito social, as atividades encorajam os jovens a serem ativos na comunidade onde estão inseridos e os estimulam ao trabalho em equipe, ao respeito mútuo, à cooperação, à disciplina e à resiliência. De modo geral, esta vivência enriquece a formação pessoal e profissional dos estudantes.

Além de todos os benefícios gerados por estas práticas, incentivamos nossos alunos a participarem de diversas competições, tais como as Fases Municipal, Regional e Estadual dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs). Os atletas também disputam os nossos Jogos Internos,o Festival Esportivo Terceiro Milênio (FESTEM). Promovido desde 2000, o evento integra toda a comunidade escolar e sempre acontece no primeiro semestre dos anos letivos. Dentre as modalidades oferecidas pelo Colégio estão futsal, futebol de campo, voleibol, handebol, natação, xadrez e queimado.

Em nosso componente curricular, todos os níveis de ensino são contemplados por aulas de Educação Física. Existem didáticas específicas para determinadas classes, a exemplo dos projetos desempenhados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental (Anos Finais) e no 3º Ano do Ensino Médio. No Milênio Kids, o foco é desenvolver as funções motoras juntamente com o processo cognitivo e as funções psíquicas. Por sua vez, os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental aprendem a história, as regras e os fundamentos dos esportes. Já os terceiranistas praticam técnicas de modalidades como taekwondo e boxe.